Pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) revela que, na Black Friday brasileira deste ano, o número de itens que tiveram os preços aumentados no dia da promoção foi mais que o dobro do que aqueles que tiveram seus preços reduzidos. O levantamento mostra que 21,5% dos cerca de 1,3 mil itens acompanhados na internet tiveram aumento, de carca de 10,2%, no dia da promoção. Em contrapartida, apenas 9,5% dos itens monitorados tiveram os preços reduzidos, em mpedia de 11%. De acordo com o diretor de pesquisas do Provar e responsável pelo trabalho, Nuno Fouto, foram acompanhados ítens como eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros e artigos para a casa, em 11 sites que participavam da promoção.
“Aconteceram as promoções, mas elas foram menos intensas em número de itens”, explica. Um resultado surpreendente deste ano foi o grande volume de itens cujos preços foram reduzidos após a Black Friday. “O consumidor que esperou para comprar depois do evento se deu bem”, conta o coordenador da pesquisa. Neste ano, 22,6% dos itens pesquisados tiveram redução de preços após a campanha, percentual muito semelhante àquele dos que aumentaram preços na Black Friday (21,5%). “O comércio ficou com medo de carregar esses estoques até o Natal”, analisa Fouto.