GANDU: MUNICÍPIO TEM SEGUNDO MELHOR ACOMPANHAMENTO EM SAÚDE DA 2ª VIGÊNCIA DO BOLSA FAMÍLIA

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira, 26, o percentual de famílias totalmente acompanhadas em saúde pelo Programa Bolsa Família. Os números revelam o número de cada família acompanhada até o momento pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social de todos os municípios brasileiros. O acompanhamento da 2ª vigência do Programa Bolsa Família será realizado até o dia 30 de dezembro deste ano. 

No acompanhamento, são verificadas se as crianças com idade de 0 à 7 anos estão com as vacinas em dia, é feito acompanhamento de gestantes e mede-se peso e altura de crianças homens de 0 a 7 anos e mulheres de 0 a 49 anos. De acordo com a Assistente Social, Ana Paulo Refosco, o não acompanhamento desta condicionalidade pode implicar no bloqueio do benefício. Na região baixo sul, que conta com 8 municípios, a cidade de Presidente Tancredo Neves tem o melhor índice em acompanhamento em Bolsa Família, com exatos 70,3%, Gandu vem logo em seguida com uma taxa de 60,05%. 

O acompanhamento da 2ª vigência em saúde do Bolsa Família termina no dia 30 de dezembro. Até o momento, em nossa região, Teolândia acompanhou 55,68 % das famílias; Wenceslau Guimarães 58,04 %; Piraí do Norte 21,19 %; Nova Ibiá 46,13 %; Itamari 0,43 % e Apuarema com apenas 0,2 % e deve perder recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Segundo técnicos, o município não conseguirá atingir a meta.

(Do Gandu Notícias)