POLUIÇÃO DO AR PROVOCA CÂNCER, ALERTA OMS

“O ar que respiramos foi contaminado com uma mistura de substâncias que provocam câncer”, lamentou o médico Kurt Straif do CIIC. Foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press/Arquivo
A poluição do ar provoca câncer, anunciou nesta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS), com base em resultados de milhares de estudos.

O Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC), uma agência da OMS, classificou a poluição do ar na categoria “cancerígena segura”, anunciou nesta quinta-feira, em Genebra, seu diretor, Christopher Wild, em uma coletiva de imprensa.


O CIIC já havia classificado o diesel e as partículas finas na categoria “cancerígena segura” em junho de 2012.


“Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar causa câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga”, indicou o CIIC em um comunicado.


A organização ressaltou que os transportes, a indústria e a agricultura são alguns dos causadores desta poluição.


Estas foram as conclusões alcançadas pelos especialistas, reunidos durante vários dias na cidade de Lyon (centro-leste da França), que analisaram as conclusões de milhares de estudos realizados em todo o mundo.


“Os resultados dos estudos apontam na mesma direção: o risco de desenvolver câncer de pulmão aumenta de forma significativa nas pessoas expostas à poluição atmosférica”, declarou o médico Dana Loomis, do CIIC.


Segundo números desta agência, em 2010 223.000 pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado à poluição do ar.


Ar poluído


“O ar que respiramos foi contaminado com uma mistura de substâncias que provocam câncer”, lamentou o médico Kurt Straif do CIIC.


“Agora sabemos que a poluição do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental que provoca mortes por câncer”, acrescentou.


Por enquanto, os dados não permitiram estabelecer se um grupo da sociedade em particular (homens ou mulheres, jovens ou idosos) é mais vulnerável que outros. Mas “as pessoas mais expostas (à poluição do ar) são as mais vulneráveis”, indicou o médico Kurt Straif do CIIC.


Além disso, os estudos confirmam que nos últimos anos os níveis de exposição à poluição do ar aumentaram significativamente em algumas regiões do mundo, em particular nos países mais populosos e em crescimento industrial rápido, como a China.


A organização ressalta em um comunicado que os transportes, a indústria e a agricultura são alguns dos causadores desta poluição.


“Classificar a poluição do ar exterior como cancerígena para o ser humano é uma etapa importante”, declarou Wild.


“Existem maneiras eficazes de reduzir a poluição do ar e, dada a magnitude da exposição (à poluição) que afeta pessoas de todo o mundo, este relatório deve enviar um sinal forte à comunidade internacional para que atue sem demora”, acrescentou o diretor do CIIC.


A agência da OMS publicará conclusões mais detalhadas no dia 24 de outubro no site do The Lancet Oncology.