A festa estava marcada para o período de 14 a 17 de fevereiro
O prefeito de Itabuna, município do sul do estado da Bahia, Claudevane Leite anunciou nesta quarta-feira (22) que não haverá Carnaval na cidade e que os repasses que iriam para a festa momesca, serão investidos no setor de Saúde e nos problemas do município.
A festa estava marcada para o período de 14 a 17 de fevereiro.
A decisão foi tomada pelo prefeito após considerar os problemas que poderiam advir da realização da festa, sobretudo depois do alerta feito pela Secretaria de Saúde sobre o risco de aumento dos casos de dengue e de uma possível epidemia da doença. Itabuna tem registrado altos índices de infestação do aedes aegypty, o mosquito transmissor da dengue e embora o número de casos da doença tenha caído no ano passado, a situação ainda é preocupante.
Outro fator que pesou na decisão do prefeito foi a continuação das chuvas fortes, que podem prolongar o estado de emergência decretado em novembro passado. Segundo o prefeito, os dados disponíveis não eram desfavoráveis, mas, desde a semana passada vários fatores foram apresentados, levando à conclusão de que não é sensato aumentar os riscos para a população.