O Partido Solidariedade decidiu expulsar o prefeito Mário Esteves, da cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, após o gestor ter sugerido castrar às mulheres do município para conter o aumento no número de crianças na localidade. O comentário de Esteves foi feito durante um evento, na última quinta-feira, (14).
“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos. Tem que ter um projeto federal, estadual e municipal, porque precisa sim desse controle. É muita responsabilidade colocar filho no mundo“, disse o prefeito.
A decisão pela expulsão de Mário Esteves foi unânime e o comunicado foi divulgado já no último domingo, (17). Áureo Ribeiro, presidente estadual do Solidariedade, classificou a fala como misógina (preconceito ou ódio contra mulheres) e um “total desrespeito” a elas.
Já em nota divulgada no sábado, (16), a assessoria da prefeitura informou que Esteves “entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia e que ele jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres”.
Diário Paralelo