• PREFEITA JUCÉLIA ABRE EM GRANDE ESTILO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE VALENÇA


prefeita Jucélia Nascimento abriu na tarde desta quinta-feira (05) o I Festival de Gastronômico de Valença. O evento, que tem chamado a atenção de todo o estado para a rica culinária da Costa do Dendê, contou com as presenças do secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura, Eduardo Salles, e do diretor presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.


Em seu pronunciamento, Jucélia destacou a importância do evento para Valença e região. De acordo com a prefeita, o festival resgata a autoestima do valenciano pela sua culinária e potencializa ainda mais esta que é uma grande riqueza do patrimônio cultural do município. A proposta do governo de Valença é dar continuidade, colocando definitivamente o Festival  Gastronômico no calendário turístico local, com intenções também de que o governo da Bahia venha incluí-lo no calendário estadual .
O Festival, que acontece na Praça da República entre os dias 05 e 07, se revela uma proposta inovadora. O primeiro dia do evento foi marcado por muitas surpresas. A mistura dos ingredientes da Terra do Dendê, preparados pelos chefs de cozinha durante a realização das aulas-shows, realizadas em um stand montado na praça, brindou a plateia e pessoas que se encontravam no local, com deliciosas degustações, preparadas pelos chefs Clodomiro Tavares, Elmo Alves e Rosa Gonçalves.
Eduardo Salles destacou o empenho da prefeita  e da secretária de Turismo, Aline Reis, em viabilizar o Festival.
Vários protocolos de intenções foram assinados pela prefeita Jucélia  com Eduardo Salles e Cássio Peixoto, presidente da Bahiapesca. Entre os benefícios, a doação de 20 embarcações aos pescadores de Valença, as revitalizações da fábrica de gelo e da unidade de beneficiamento de pescados da Colônia Z 15 e  a dinamização do Programa de Subvenção do Óleo Diesel junto com o Ministério da Pesca e Aquicultura, que vai facilitar a oferta deste insumo para o desenvolvimento da atividade, com uma economia de até 40% na saída das embarcações.
Durante todo o dia, os stands montados na praça foram visitados. O SEBRAE, CDL/ACE e a Bahia Pesca estão no local prestando serviços aos cidadãos. Também  alunos do IFBA participam voluntariamente das atividades do festival. Exposições e apresentações culturais  fazem parte do evento. À noite, as atrações musicais ficaram por conta das bandas Quatro Elementos e Virado no Mói de Coentro.

Participaram ainda do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Joailton de Jesus, secretários e colaboradores do governo de Valença,  os vereadores Agostinho Junior, Tácio Lima e Vane Costa; os deputados estaduais Cacá Leão e Mário Negromonte Junior, o Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Cláudio Queiroz, o coordenador regional do Sebrae, José Amândio.
Para esta sexta-feira (06), as atividades  prosseguem a partir das 08 horas com a apresentação da Filarmônica 24 de Outubro, exposições, aulas shows e o concurso “Receita da Família”. À noite, o forrozeiro Zé Costa é a principal atração musical.
 
 Ascom – Governo de Valença.