• VALENÇA CONTA COM SEIS MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

A prefeita Jucélia Nascimento e a secretária Municipal da Saúde, Viviane Oliveira, recepcionaram na tarde desta segunda-feira (04), no Centro de Referência da Mulher, quatro novos médicos do Programa Mais Médicos que irão atuar em Valença. O português Mário Augusto, as cubanas Lídia Cecília e Mabel Cruz, e a brasileira e baiana de Salvador, Manuela Silveira Chau, graduada no Peru, irão se juntar aos argentinos Pablo Valiente e Mariela Elizabeth, que já estão em atividade no município.  
Melhor que a recepção das anfitriãs foram os depoimentos de Pablo e Mariela, que já estão em plena atividade nos postos de Saúde da Bolívia e Graça, respectivamente. Os dois médicos argentinos não pouparam elogios à receptividade e ao povo valenciano. “Escolhi Valença pelo potencial que a cidade oferece, além disso, percebi na administração municipal uma grande vontade de mudança e percebo que já está acontecendo”, declarou Pablo Valiente. Na mesma linha, Mariela não poupou elogios ao povo de Valença. “E uma gente muito hospitaleira”, resumiu.

   De acordo com a secretária Viviane Oliveira, poucos municípios no Brasil tiveram seis médicos do Programa. “Foi uma ação da minha equipe, que se empenhou muito nesse sentido. Legal nisso tudo, também, foi que os médicos indicaram Valença como cidade que gostariam de atuar”, disse.
   Para a prefeita Jucélia Nascimento, o momento vivido por Valença é algo que está sendo conduzido pelas mãos de Deus. “Esses médicos foram escolhidos não por acaso. Acredito que eles foram direcionados por Deus”. Jucélia garantiu que a Prefeitura está dando todo suporte para que os profissionais se sintam à vontade e que a ausência de familiares sejam minimizadas pela atenção e carinho que a equipe da Saúde tem disponibilizado.
   Presente na recepção, o  vereador Adailton Francisco parabenizou o governo de Valença e elogiou a disposição dos novos médicos. “Vocês estão indo além do profissional, fazendo um programa humanitário”. Também participando do momento, o vereador Fabrício Lemos ressaltou a importância do Programa. “Aqui vai o nosso reconhecimento à prefeita Jucélia e ao governo Dilma por esse importante programa que vai cuidar da prevenção, desafogando, particularmente em Valença, a Santa Casa e levando mais saúde às comunidades carentes”.
CAPACITAÇÃO 

    Os profissionais estrangeiros que atuarão em Valença pelo Programa Mais Médicos já passaram por aulas de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. As Visitas a unidades públicas de saúde também estão no cronograma das  atividades  dos médicos ao assumir suas funções.

Segundo Viviane Oliveira, os novos médicos deverão cumprir carga horária de 40 horas semanais. Os locais de atendimento ainda serão divulgados, haja vista que existem normas impostas pelo Ministério da Saúde para colhimento nas unidades básicas. De acordo com as normas do Programa, os médicos terão contrato de três anos, podendo ser renovado por mais três.

 

    Participaram ainda da recepção aos médicos, diretores da Secretaria de Saúde, outros secretários, colaboradores municipais,  e representantes do Conselho de Saúde. 

FOTO 01: 
Fabrício Lemos, Dr. Mário Augusto, Dra. Mariela Elizabeth, Dra.  Mabel Cruz, prefeita Jucélia, Maria Helena, Dra. Lídia Cecília, Viviane Oliveira, Dra. Manuela Silveira, Dr. Pablo Valiente, Adailton Francisco e Adalício.
Ascom – Governo de Valença