• VALENÇA RECEBE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS‏

A prefeita Jucélia Nascimento e a secretária municipal da Saúde, Viviane Oliveira recepcionaram na manhã desta terça-feira (24), dois dos cinco profissionais do Programa Mais Médicos que irão trabalhar nas unidades de saúde do município. A princípio seriam quatro médicos, mas o setor de cadastramento do Programa anunciou que mais um  foi direcionado para Valença. Recepcionados no anexo da Secretaria de Saúde, no bairro da Graça, a Dra. Mariela Elizabeth Lucero, 34 anos, e Pablo Valiente, 44, ambos argentinos, demonstraram que já estão familiarizados com a realidade de Valença. “Algumas coisas me estimularam à escolher Valença. a primeira foi a beleza da cidade, depois me identifiquei com a disposição ao trabalho da primeira mulher prefeita daqui.  O que mais me chamou a atenção, no nosso primeiro encontro, foi quando percebi que havia uma bíblia aberta no seu gabinete”, disse Dr. Pablo. em um português que surpreendeu a todos. Também, a Dra. Maristela se expressou com bastante clareza, o que significa que teremos dois médicos que não terão problemas de entendimento com os pacientes. Segundo o cronograma do Programa, os médicos irão trabalhar no PSF da Bolívia, com carga horária de 40 horas semanais, com previsão para permanecerem em Valença por três anos e  podendo renovar por mais três..

     A prefeita Jucélia  destacou o trabalho realizado pela secretária Viviane Oliveira e sua equipe. Para a prefeita, graças a isso, Valença conseguiu aumentar para cinco o número médicos que irão atender no município. “Queria parabenizar a equipe da Saúde, pois Valença se destaca em conseguir não apenas um, mais cinco médicos que irão somar aos nossos profissionais que também estão tendo o apoio do nosso governo”, disse. Para Viviane Oliveira “este é um momento impar em Valença. Precisamos valorizar programas como este, que beneficiam as pessoas. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas vamos valorizar as conquistas”.
   Presente ao evento, o vereador Antônio Barreto destacou o papel do Executivo e as consequências benéficas para a população. “Temos um governo que demonstra responsabilidade e a vinda desses médicos é consequência das parcerias de Valença com a União; e da responsabilidade social do governo Dilma”.
 Os médicos passam a primeira semana em Valença conhecendo o funcionamento das unidades de saúde onde irão trabalhar, os hábitos e doenças mais comuns entre a população. Eles também acompanham o trabalho de outras equipes de saúde para entender a dinâmica das unidades e se preparar para assumir suas funções. Isto deverá acontecer a partir  da próxima segunda-feira.