16 DE FEVEREIRO DIA DO REPÓRTER, AQUELE QUE TEM A MISSÃO DE DEIXAR A TODOS BEM INFORMADO

A função é de extrema relevância, a data não muito lembrada. Aliás, pouca gente sabe que o dia 16 de fevereiro é dedicado ao repórter; até mesmo quem atua como tal.
Para se entender a função do repórter é preciso voltar alguns anos. Mais de 500, para ser mais exato, quando Gutenberg inventou a imprensa. Com sua nova invenção, por certo, ele não imaginava o quanto revolucionaria o mundo. Com o advento dos tipos móveis, os livros começaram a sair da clausura dos mosteiros e passaram a ser impressos (daí o nome) em uma escala cada vez maior.

Ao longo dos anos, com o conhecimento se tornando acessível a um número maior de pessoas, começaram a surgir também outros formatos narrativos. Assim, os livros contariam as histórias, o passado. O jornal surgiu para relatar os acontecimentos mais recentes. O termo imprensa deixa de ser apenas a “máquina impressora” e passou a designar os meios de comunicação de massa.
Anos mais tarde nascia o repórter, que dentro de todo o contexto revolucionário da comunicação é uma figura que merece destaque. Personagem que surgiu com os jornais impressos, o repórter é o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias. Hoje, eles estão em todas as mídias, seja o jornal, a TV, o rádio e até mesmo a internet.
Na busca pela verdade, o repórter desempenha o trabalho de um verdadeiro investigador. Mas, não basta descobrir a informação. É preciso saber contá-la através de uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público.
Em Teixeira de Freitas, os repórteres atuam principalmente na internet, que, atualmente, predomina na área da comunicação ladeada pelos gigantes do rádio. É neste mesmo setor virtual que surgiu na cidade, ganhando proporções regionais, o jornal eletrônico “Repórter Coragem”, do jornalista Jotta Mendes; o nome é bem característico da labuta diária do profissional de imprensa.