68 casos de feminicídio foram registrados na Bahia em 2023

Segundo a Polícia Civil, até o dia 21 de setembro deste ano, a Bahia. O número representa 7,5 mortes por mês ou uma mulher assassinada a cada quatro dias, em casos envolvendo violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. O grande número de feminicídios na Bahia coloca em evidência a necessidade de ações imediatas e políticas de prevenção.

O crime de feminicídio é quando o homicídio é praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica.

Como denunciar

Os casos de violência doméstica podem ser denunciados através do 180 ou nas unidades territoriais. Na Bahia, há 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e sete Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neams). Há também a Deam Online, com funcionamento 24 horas para o registro de ocorrências e atendimento. Em Salvador, as unidades ficam na Rua Padre Luís Filgueiras, em Brotas; e na Rua Dr. Walter Almeida, em Periperi.