Cientistas acham sinais de vida fora do sistema solar

NÃO SÃO ORGANISMOS VIVOS, MAS SIM EVIDÊNCIAS

Pesquisadores do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge detectaram fortes sinais de possível vida fora da Terra, ao identificarem gases que, no nosso planeta, são produzidos apenas por organismos vivos.

As descobertas foram feitas na atmosfera do planeta K2-18 b, localizado fora do sistema solar, por meio do poderoso Telescópio Espacial James Webb. Foram encontradas impressões químicas de sulfeto de dimetila e dissulfeto de dimetila — substâncias liberadas na Terra principalmente por micro-organismos marinhos, como o fitoplâncton.

Apesar do impacto, os cientistas ressaltam que não se trata da confirmação de vida alienígena, mas sim de possíveis bioassinaturas — sinais que podem indicar processos biológicos.

“Entramos na era da astrobiologia observacional”, afirmou o astrofísico Nikku Madhusudhan, principal autor do estudo publicado no Astrophysical Journal Letters.

➡️ A comunidade científica agora aguarda novas observações para confirmar se o planeta pode, de fato, abrigar vida microbiana.

Siga @ptnnews para maiores detalhes.