Histórico! Pela primeira vez, mulheres são maioria entre médicos em atividade no Brasil

Pela primeira vez na história do Brasil, as mulheres superaram os homens em número de médicos em atividade no país. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2025, divulgado em abril pelo Ministério da Saúde, em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira, as mulheres representam agora 50,9% dos profissionais da área.

Esse marco representa uma virada histórica em uma profissão que, por décadas, foi predominantemente masculina. Em 2010, elas eram 41%. Em 2020, já somavam 47,3%. Agora, finalmente, se tornam maioria — e a previsão é que esse número chegue a 56% até 2035.

O crescimento acompanha o aumento da presença feminina nos cursos de Medicina, nas especializações e na liderança de instituições de saúde.

“Estamos vivendo uma transformação importante, com mais mulheres não só atuando, mas também liderando na área da saúde”, aponta o relatório.

Além de simbolizar mais igualdade de gênero, esse avanço também reflete mudanças na forma como a sociedade enxerga o papel da mulher em profissões de alta responsabilidade.