Alerta de chuvas intensas para o Baixo Sul da Bahia, Sul e Oeste

 

Há duas semanas, o sul da Bahia enfrentou problemas associados ao elevado índice pluviométrico, tais como inundações e deslizamento de terra, afetando 220 mil pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Foram 51 cidades afetadas, a maioria localizadas no sul do estado, a região mais arruinada pelas fortes chuvas potencializadas pela formação inicial de um ciclone subtropical no oceano atlântico.

As cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado e Itamaraju foram as mais destruídas após as inundações.
Outra região afetada, porém, com menos intensidade foi o Baixo Sul da Bahia, com ocorrências de pequenos deslizamentos de terra nos municípios de Teolândia e Wenceslau Guimarães, segundo as vistorias do Instituto Rio das Almas.

Além mais, de acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), os municípios de Presidente Tancredo Neves, Gandu e Cairu também possuem áreas susceptíveis a deslizamento de terra, porém não tiveram ocorrências nas últimas semanas.

Ontem, 22 de dezembro de 2021, foi compartilhada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) uma nova previsão para o próximo final de semana, com ocorrências de intensas chuvas com possibilidade de agravamento em caso de formação de ciclone no atlântico.

O CEMADEN aponta elevado risco de novas inundações e deslizamentos de terras na Bahia. Uma nota técnica elaborada pela unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) indica a possibilidade de chuvas intensas entre sexta-feira (24/12/2021) e domingo (26/12/2021). Como medida preventiva foram encaminhados comunicados para as autoridades locais.

A partir de uma breve análise dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as previsões para o dia de hoje, 23 de dezembro de 2021, são de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, no oeste da Bahia, havendo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda segundo os dados do INMET, existe a possibilidade de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com grau de severidade de perigo potencial no extremo sul da Bahia, com ventos intensos (40-60 km/h), havendo baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os dados do INMET também mostram uma previsão de chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial nos municípios de Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu para hoje, 23/12/2021. Isso significa ocorrência de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

No entanto, com a possibilidade de formação do ciclone subtropical a chuva pode ser mais intensa nos próximos dias, com médias entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, sendo essa quantidade de chuva suficiente para provocar novos deslizamentos de terra em Teolândia e Wenceslau Guimarães, os municípios mais afetados no Baixo Sul da Bahia.

Samuel de Amaral Macedo
Geógrafo (UESC)
Mestrando em Geografia (Unicamp)
Membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL/Unicamp)
Presidente do Instituto Rio das Almas (IRA)