Alexandre de Moraes libera contas de Nikolas Ferreira em redes sociais

Perfis do deputado federal eleito estavam bloqueados desde 13 de janeiro, por incitação a atos de vandalismo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a reativação das redes sociais do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG). A decisão ocorre uma semana antes da posse dos parlamentares no Congresso Nacional, marcada para 1º de fevereiro.

Os perfis de Nikolas no Facebook, Instagram, Telegram, Tik Tok, Twitter e YouTube estavam suspensos desde 13 de janeiro, depois que o deputado eleito defendeu os atos de vandalismo em 8 de janeiro e contestou o resultado das eleições de 2022.

Moraes condicionou a reativação à remoção dos conteúdos considerados “irregulares” e avaliou que havia a “cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral e a incentivar a realização de atos antidemocráticos”.

Por esses motivos, o ministro considerou ser “viável” a reativação dos canais digitais de Nikolas. Moraes também determinou pena de multa diária de R$ 10 mil caso o deputado eleito volte a postar conteúdos inverídicos. A definição inclui “publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas”.

Se Nikolas infringir a determinação, o valor da multa deve ser descontado diretamente de seu salário como deputado federal.

A reativação dos perfis foi assinada por Moraes na terça-feira (24). Apesar da data, o perfil de Nikolas no Twitter seguia suspenso nesta quinta-feira (26) sob a alegação de “demanda legal”. No Facebook, o deputado eleito voltou a postar na quinta-feira (19) da semana passada.

Correio do povo