ALTA NO PREÇO DO TOMATE VIRA CRÍTICA E PIADA NA INTERNET

Bahia –  Já estão comprando tomate e dividindo quatro vezes no cartão. O que pode ser visto como exagero é uma das piadas que circulam na Internet sobre o aumento no preço do fruto. E a brincadeira tem seu fundo de verdade: fazer feira está mais caro em 2013 do que em 2012, mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).
Em uma charge, o marido parece não ter gostado da mulher ter comprado
 tomate e ela tenta aliviar dizendo que dividiu no cartão de crédito, como uma de compras de shopping. Nos comentários, um misto de indignação e piadas: “Está mais caro do que carne”, diz um. “O negócio é plantar em casa”, aconselha outro. “Um abuso, preferem que apodreça que baixar o preço”, se indigna mais um.
Há também quem defenda o alto preço, alegando os custos dos produtores. “O povo reclama mas não vê o esforço que têm na produção”, comenta um perfil do Facebook. mas a maioria critica o aumento do preço. “Artigo de luxo”, diz um. “Voltou a inflação. Ah, Dilma e Mantega…”, diz outro. “Ouro mudou de cor”, finaliza outro comentário.
Dica é substituir
Para André Braz, economista do IBRE/FGV responsável pelo levantamento, esse comportamento no preço, principalmente, do tomate – especialmente no primeiro trimestre –, é considerado normal dado o rigor do clima (sol e chuvas fortes). Mas ele acredita que os preços irão diminuir. “No outono, o clima é mais ameno e a oferta do fruto crescecontribuindo para preços mais baixos”, diz Braz.

Enquanto isso, Braz dá a dica: “o consumidor pode substituir os produtos, comprar menos e pesquisar bem os preços. Com essa postura ele contribuirá para limitar os aumentos de preço”. Em Presidente Tancredo Neves o valor varia entre R$ 4:30 à R$ 4:90.