Após fortes chuvas, Rio Cachoeira transborda, em Itabuna

Por causa das chuvas intensas que atingem a cidade do Sul da Bahia, a Defesa Civil de Itabuna voltou a alertar a população e não descarta a possibilidade de novos alagamentos nos próximos dias. Nesta quinta-feira (17), o coordenador do órgão, Kaique Brito, esteve na Ponte de Itamaracá para monitorar o nível da água no Rio Cachoeira.

O Rio Salgado, que também corta a região, apresentou um aumento no volume de água. Mas, segundo a Defesa Civil, ainda está abaixo do nível que provocou a enchente registrada em dezembro do ano passado. Já na Barragem Rio Colônia, responsável pelo abastecimento de água no município, a condição é considerada normalizada.

 

Na última quarta-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo de chuvas intensas para os próximos dias em alguns municípios baianos. Após o comunicado, a Defesa Civil de Itabuna recomendou atenção especial às famílias ribeirinhas e as que moram próximo dos canais de macrodrenagem e encostas.

De acordo com a superintendência, a pasta já recebeu 59 chamados alagamentos e transbordamentos de canais, além de quedas de árvores e muros. Ainda segundo a Defesa Civil do município, a ação de enfrentamento conta com uma equipe de pelo menos 20 equipes com cerca de 160 agentes para atuar em diversos pontos da cidade.

Itabuna divulgou também que foi montado um Plano de Contingência para acolher as famílias vítimas das chuvas e as que necessitam de algum auxílio de programa social. Em casos de situação de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone (73) 98117-4490.

Em 2021, cerca de 130 municípios baianos foram afetados pelas pelas fortes chuvas. Mais de 600 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas e 24 pessoas morreram vítimas das enchentes.

Band News FM salvador