Após suspeita de caso de cegueira por causa de uso de pomada modeladora, prefeitura de Cruz das Almas emite nota sobre proibição de uso do produto

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota de alerta para a população, em especial as pessoas que costumam usar pomadas no cabelo, sobre os riscos de saúde em decorrência do seu uso.

De acordo com Secretaria de Saúde todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos estão com a venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida de segurança é em decorrência da suspeita de que o produto pode causar cegueira temporária, forte ardência nos olhos, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Até o momento, um caso que pode ter relação com o uso da pomada foi registrado na UPA de Cruz das Almas. Conforme informou o superintendente de vigilância em Saúde do município, Gustavo Azevedo, a Vigilância Sanitária já tem atuado junto ao comércio e os salões de beleza para evitar que o produto seja comercializado ou usado em clientes.

“A Vigilância Sanitária já está realizando a fiscalização nos estabelecimentos no intuito de evitar a comercialização do produto e o uso dele nos salões de beleza. Além disso, pedimos à todas as pessoas que fazem uso em casa, que parem imediatamente e se sentirem qualquer reação adversa, procure uma das nossas Unidades de Saúde”, orientou.

Quais são as orientações da Anvisa

Consumidor:
1. Não use ou adquira esses produtos.
2. Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
3. Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.
4. Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
5. Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa.

Profissionais, salões e comércio em geral:
1. Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
2. O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
3. Não comercialize esses produtos

Blog do Valente