Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A audiência de televisão registrou crescimento de 80% durante a Copa do Mundo se forem contadas as pessoas que assistiram aos jogos fora de casa, apontou uma pesquisa inédita feita pelo Ibope. Segundo o levantamento, durante a partida entre Brasil e México, no dia 17 de junho, 46,4% dos telespectadores estavam fora de casa – em bares, no trabalho ou até mesmo na rua. O estudo “Audiência de TV em todos os lugares” mediu, pela primeira vez, a audiência além da registrada pela medição tradicional, que só considera as TVs ligadas na residência dos telespectadores. Com a nova abordagem, somente na Grande São Paulo o alcance do jogo passou de 5,402 milhões na pesquisa tradicional para 9,743 milhões, dentro de um universo de 16,939 milhões de pessoas com 12 anos ou mais com TV. “Foi a primeira vez que o Ibope fez uma pesquisa desse tipo, de fusão de dados, como forma de mensurar a audiência total”, explica a diretora regional Brasil do Ibope Media, Dora Câmara. “A pesquisa constatou uma percepção que o mercado publicitário e de mídia sempre se teve, mas que nunca tinha sido medida”, acrescenta. O levantamento considerou, ainda, a presença do público das Fan Fests, celulares e televisores em veículos de transporte. Segundo o órgão, mesmo se apenas considerados os índices tradicionais de medição, a Copa do Brasil registrou 10% na comparação com o Mundial da África do Sul.