Bahia possui quase 250 leitos públicos de internação em saúde mental

A pandemia de coronavírus tem causado preocupações adicionais em relação à saúde mental da população em geral. No entanto, a rede pública estadual da Bahia está preparada para oferecer suporte às pessoas que necessitam de internação.

A Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que estabeleceu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para o cuidado de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aqueles com necessidades decorrentes do uso de drogas, ampliou a concepção de cuidado ao apontar novos serviços, como atenção básica e atenção hospitalar.

A secretária de Saúde, Roberta Santana, ressalta a importância do cuidado com a saúde mental no âmbito da assistência à população, afirmando que a Organização Pan-Americana da Saúde apontou um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo durante a pandemia. É fundamental fornecer assistência às pessoas que necessitam de atendimento na rede pública.

Os hospitais vinculados à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia possuem um total de 246 vagas de internação em saúde mental, divididas entre unidades gerais (66) e unidades especializadas (180), localizadas em Salvador e no interior do estado.

As unidades gerais estão presentes no Hospital Geral do Estado (8) e no Hospital Professor Eládio Lassérre (4), ambos em Salvador; no Hospital Regional Costa do Cacau (8), em Ilhéus; no Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba (4); no Hospital Regional da Chapada, em Seabra (4); em Paulo Afonso (4); no Hospital Geral Prado Valadares (12), em Jequié; e no Hospital Crescêncio Silveira (22), em Vitória da Conquista.

Já as unidades especializadas incluem o Hospital Juliano Moreira (96 leitos), o Hospital Especializado Mário Leal (30 leitos), ambos em Salvador, e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues (54 leitos), em Feira de Santana. Essas três unidades também possuem serviços de emergência 24 horas, com 4 leitos no Hospital Juliano Moreira, 8 leitos no Hospital Especializado Mário Leal e 11 leitos no Hospital Especializado Lopes Rodrigues. Além disso, o Hospital Juliano Moreira e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues possuem lares abrigados com 12 e 6 leitos, respectivamente.

Para o ano de 2024, a Sesab planeja disponibilizar 20 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e quatro novas unidades de acolhimento psicossocial, visando fortalecer ainda mais a assistência em saúde mental no estado.