Nesta quarta-feira (5), o Bahia até que fez sua parte, mas a campanha irregular durante toda a competição fez a diferença e contribuiu diretamente para a eliminação da Copa do Nordeste pelo segundo ano consecutivo ainda na primeira fase. O Tricolor entrou em campo precisando dos três pontos e os conquistou com o triunfo por 1 a 0 sobre o CSA, na Arena Fonte Nova.
Mas, a vitória era suficiente apenas para a manutenção do sonho, que caiu por água abaixo com a derrota do Vitória da Conquista para o Santa Cruz, também por 1 a 0. Para o time baiano avançar, o Tricolor pernambucano precisava no mínimo empatar com o Bode.
Com o resultado, o Esquadrão se despediu do Nordestão com dez pontos ganhos, na terceira colocação do Grupo B. CSA, líder, e o Santa, vice-líder, avançaram para a segunda fase.
Após frustrarem a torcida, os comandados de Marquinhos Santos já não terão tempo para lamentações. No próximo domingo (9), o Bahia já volta a campo, na estreia pelo Baianão 2014, diante do Galícia, novamente na Arena Fonte Nova, e agora sob pressão por bons resultados.
O jogo – O primeiro lance de perigo da partida só aconteceu aos 21 minutos. Talisca arriscou chute de fora da área e tirou tinta da trave.
Aos 33, o Bahia voltou a assustar. Após cruzamento na área, Maxi desviou e acertou a trave. No rebote, Rhayner tentou completar e a zaga tirou em cima da linha.
Dono da partida na primeira etapa, o Tricolor não desistiu e chegou ao gol. Aos 35, após rebote do goleiro, Rafael Miranda completou de pé esquerdo sem chances para Eduardo.
Logo no início da segunda etapa, o CSA perdeu uma grande chance de empatar. Livre de marcação após rebote, Alisson desperdiçou a chance mais fácil de toda a partida.
Aos 21 minutos, enquanto a torcida tricolor já contava os minutos para o fim do jogo, o Santa Cruz colocou água na festa. O time pernambucano abriu o placar contra o Vitória da Conquista. O placar tirava o Esquadrão da segunda fase da competição.
No final do jogo, quem chegou mais perto de marcar foram os alagoanos. O CSA parou no goleiro Marcelo Lomba, que evitou o empate, mas não a eliminação.
Bahia 1 x 0 CSA
Copa do Nordeste – 6ª rodada
Data: 05/01/2014
Horário: 21h15
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Arbitragem: Ítalo Medeiros de Azevedo. Assistente: Luís Carlos Câmara Bezerra e Izac Márcio da Silva Oliveira.
Cartões amarelos: Jeferson Maranhense, Lucas, Daniel (CSA); Rafael Miranda e Pittoni (BAH)
Gols: Rafael Miranda (BAH)
Bahia
Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Guilherme Santos (Raul); Rafael Miranda, Wilson Pittoni, Hélder (Rafinha) e Anderson Talisca; Maxi Biancucchi e Rhayner. Técnico: Marquinhos Santos.
CSA
Pantera (Eduardo); Alves, Garça, Breno e Santos; Robson (Acácio), Lucas e Daniel Costa; Jeferson Maranhense, Alisson (Diego) e Josimar. Técnico: Oliveira Canindé.