O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) uma novidade no Sistema Valores a Receber (SVR), que promete facilitar a vida de quem tem dinheiro esquecido em instituições financeiras. A partir de terça-feira (27), será possível habilitar o pedido automático de resgate desses valores.
A mudança vem em um momento em que ainda existem R$ 9,13 bilhões em “recursos esquecidos” por cidadãos e empresas, segundo informou o próprio BC no dia 13 de maio. Até então, cada pessoa precisava fazer um procedimento manual para resgatar o dinheiro, o que podia gerar demora e até desânimo para quem tinha valores a receber.
Com a nova funcionalidade, o cidadão pode ativar a solicitação automática e deixar que o sistema faça todo o trabalho. Isso significa que não será mais necessário entrar no SVR regularmente para conferir e solicitar cada valor que apareça.
“O objetivo é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, explicou o Banco Central.
Importante destacar que a adesão ao serviço é opcional. Ou seja, só quem quiser pode ativar a solicitação automática — quem preferir continuar acompanhando manualmente, pode manter o processo antigo.
🔍 Como verificar se você tem valores a receber? O primeiro passo é acessar o site do Sistema Valores a Receber e conferir se existe algum valor disponível em seu nome. Se houver, você decide se prefere ativar o resgate automático ou continuar com o pedido manual.
Fique ligado nas atualizações e garanta o seu dinheiro esquecido! 💸