Bebê com bronquiolite aguda morre aguardando regulação no HRSAJ; sepultamento previsto para às 16h

Um bebê de apenas 1 mês de vida, identificado como Daniel Levi, morreu na madrugada desta segunda-feira (05). O recém-nascido estava internado do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus aguardando na fila de regulação uma transferência para um hospital de referência.

O sepultamento está previsto para às 16h de hoje no Velório Paroquial de Santo Antônio de Jesus.

Diagnosticado com bronquiolite aguda, Daniel Levi chegou a ser intubado, mas não resistiu. Em entrevista ao repórter Leonardo Valente, os pais da criança chegaram  a suplicar por urgência na transferência do bebê.

Outro caso semelhante foi de uma criança de 4 anos com pneumonia. Infelizmente, mesmo sendo transferido, Ariel não resistiu.

Casos de doenças respiratórias com a pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e virologias  tem registrado um aumento de casos em Santo Antônio de Jesus e outras cidades baianas.

Em comunicado ao Blog do Valente a Sesab recomendou a adoção de medidas a unidades de saúde e à população por conta do aumento de casos de SRAG em crianças

Ainda conforme o órgão, diante do aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na população pediátrica da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulga nota técnica com recomendações sobre a adoção de medidas devido ao período crítico de maior transmissibilidade das viroses respiratórias.

Para as unidades saúde, a Sesab recomenda, entre outras medidas, tornar obrigatório o uso da máscara de proteção por todos os pacientes acima de 2 (dois) anos, com sintomas respiratórios, bem como o seu visitante e/ou acompanhante, para acesso às dependências das unidades; disponibilização de máscara cirúrgica em caso de sintomáticos respiratórios; e suspensão das visitas nas enfermarias e UTIs Pediátricas, ressaltando que pai, mãe ou responsável legal pela criança não é considerada visita.

Ao Blog do Valente a Sesab informou ainda que desde o mês de março, 21 novos leitos de UTI Pediátrica foram abertos pela Sesab no Estado. Dez deles são no Hospital Martagão Gesteira (HMG), em Salvador, referência no atendimento pediátrico e que atende mais de 80 mil pacientes por ano.

Também em Salvador, o Instituto Couto Maia (ICOM), o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil, recebeu outros seis leitos de UTI Pediátrica.

A Sesab ainda determinou que a UTI Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, passe a receber, por tempo indeterminado e via Sistema de Regulação, somente pacientes com que apresentem sintomas de SRAGs, a fim de operar de forma mais resolutiva no atual cenário epidemiológico.

 

Blog do Valente