CASOS DE GRIPE DISPARAM NO BRASIL E VIRUS INFLUENZA A JÁ SUPERA COVID ENTRE IDOSOS

O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está crescendo em todo o país, com um avanço preocupante do vírus Influenza A, especialmente entre crianças e idosos, os grupos mais vulneráveis. 🏥

📍 No Rio de Janeiro, o cenário já pressiona a rede pública antes mesmo da chegada oficial do inverno. Foram registradas 4.492 hospitalizações por SRAG só neste ano, e o governo estadual precisou abrir 85 novos leitos pediátricos para enfrentar os casos de bronquiolite, uma complicação grave e comum em crianças pequenas.

📊 De acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na última quinta-feira (15), o Influenza A já é a principal causa de mortes por SRAG entre idosos, superando a Covid-19. Entre as crianças, o vírus também está entre as três principais causas de óbito respiratório.

❗ A análise também aponta que o estado do Rio está em nível de alerta, com tendência de crescimento nas últimas 6 semanas e também nas últimas 3 semanas.

⚠️ Dados preocupantes no Brasil (2025):

  • 🧬 56.749 casos de SRAG notificados;

  • ✅ 26.415 (46,5%) com resultado positivo para vírus respiratórios;

  • ❌ 21.863 (38,5%) com resultado negativo;

  • ⏳ 4.916 (8,7%) aguardando análise laboratorial.

🗣️ Autoridades pedem atenção total da população, principalmente para:
✔️ Atualização da vacinação contra gripe e Covid-19;
✔️ Higienização constante das mãos;
✔️ Uso de máscara em locais fechados e com aglomeração, especialmente por pessoas doentes.

💬 E você, já tomou sua vacina da gripe este ano?
Marque alguém que faz parte do grupo de risco e compartilhe essa informação!
Siga o @ptnnews para mais notícias que protegem sua saúde!