CERCA DE 13 FOCOS DE INCÊNDIO ATINGEM O OESTE E A CHAPADA BAIANA

A situação considerada grave por ambientalistas continua castigando várias cidades, desde sábado (5)

Não é possível ainda afirmar a extensão do prejuízo causado à fauna e a flora nas regiões do Oeste e da Chapada Diamantina .

A situação, considerada grave por muitos ambientalistas, continua castigando várias cidades das duas regiões. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), pelo menos 13 focos do incêndio atingiram nove cidades no oeste e cinco na Chapada.


As cidades atingidas no oeste baiano foram: Barra, Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi e Wanderley. Na Chapada Diamantina as regiões afetadas são: Serra do Barbado, Rio de Contas, Andaraí, Lençóis, a Área de Proteção Ambiental entre Maribus e Iraquara e Piatã.
Para amenizar a situação a Secretaria do Meio Ambiente, reforçou o combate de bombeiros e brigadistas, enviando uma helicóptero e um avião para cada uma.  “Assim que o incêndio nessa região for controlado, vamos ter como distribuir melhor a ação das aeronaves, inclusive dos helicópteros. Não temos ainda um levantamento de quantos hectares foram atingidos”, explicou o secretário estadual Eugênio Splenger.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Lençóis, que atende a região, o incêndio começou no sábado (21).