COPA TEM TODOS OS LÍDERES DE GRUPO NAS QUARTAS DE FINAL PELA PRIMEIRA VEZ

Pela primeira vez, uma Copa do Mundo terá seus oito líderes de classificados às quartas de final. A vitória da Bélgica diante dos Estados Unidos na Fonte Nova, por 2 a 1, nesta terça-feira, garantiu a marca histórica desde que o sistema eliminatório com oitavas de final foi adotado como padrão, na edição de 1986, no México. Brasil, Holanda, Colômbia, Costa Rica, França, Alemanha, Argentina e Bélgica são as seleções que fecharam nesta Copa a fase de grupos nas primeiras colocações. Desde 1986, o torneio que chegou mais perto de registrar essa marca foi o de 2010, na África do Sul, com sete dos oito líderes de grupo nas quartas de final.
Brasil x Colômbia :

 As duas seleções nunca se enfrentaram na história das Copas do Mundo. E a Colômbia não vence o Brasil desde 1991, quando fez 2 a 0 na primeira fase da Copa América. Por outro lado, apesar de não perder há 11 anos, a seleção brasileira também não consegue vencer o rival destas quartas de final desde 2003, quando fez 2 a 1 em Barranquilla pelas eliminatórias sul-americanas. Dois jejuns que podem ser quebrados na sexta-feira, no Castelão, em Fortaleza.

França x Alemanha : Franceses e alemães farão aquela que é considerada a melhor partida das quartas, uma espécie de reedição da semifinal de 1982, quando a Alemanha venceu na disputa por pênaltis após prorrogação eletrizante. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal, mas a equipe de Michel Platini abriu 3 a 1 na prorrogação. Porém, os germânicos foram buscar o empate e, nas penalidades, foram à final.
Holanda x Costa Rica: Após classificar-se com dificuldades diante do México, a Holanda quer espantar mais uma zebra que terá pelo caminho: a Costa Rica. A seleção costarriquenha já desbancou Itália e Inglaterra neste Mundial, e busca mais um resultado heróico contra os holandeses. Com Robben em ótimo momento, os europeus tentam chegar ao mesmo estágio da última Copa, a decisão. Só que desta vez, esperam outro desfecho, com uma taça inédita na história do futebol no país.
Argentina x Bélgica : Um dos confrontos mais interessantes desta fase. Lionel Messi vem sendo o grande destaque da Argentina na Copa até aqui, participando de 85% dos gols da seleção, mostrando-se portanto altamente decisivo a favor dos sul-americanos. Já a Bélgica, com uma equipe jovem porém talentosa, busca o feito de ir à semifinal. Em 1986, as seleções se enfrentaram no México: vitória dos hermanos por 2 a 0, gols de Diego Armando Maradona.