Os débitos em conta não autorizados foram as principais reclamações de clientes bancários feitas ao Banco Central (BC), em julho. No total, foram registradas 351 reclamações desse tipo, com indício de descumprimento de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do BC.
Dessas queixas, 93 foram registradas contra o Santander, 79 contra a Caixa Econômica Federal e 69 contra o Banco do Brasil. Em segundo lugar no ranking das reclamações mais frequentes estão as irregularidades referentes a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 212 casos.
Em seguida, vem a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (161). A lista de instituições financeiras mais reclamadas, divulgada ontem pelo BC, ganhou novas informações. Até junho, as instituições estavam divididas entre as que tinham mais de um milhão de clientes e as que tinham menos.
Agora, a divisão passou a ser feita entre as entidades com mais de dois milhões de clientes. As financeiras também foram incluídas no levantamento.