DECRETO POSSIBILITA O MANEJO SUSTENTÁVEL DO CACAU CABRUCA‏

Representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) estiveram na Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), na última terça-feira (13), para agradecer o empenho do governo estadual na legalização do decreto que dispõe sobre a gestão florestal, em especial o item referente ao sistema agroflorestal denominado cabruca.

A medida visa promover o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau a partir do manejo adequado deste sistema, que é responsável pela conservação da Mata Atlântica na Bahia. O chefe de gabinete da Serin, Martiniano Costa, explicou que acompanhou o processo, buscando sua celeridade, junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

“O decreto já tinha sido aprovado, faltando apenas o parecer da PGE, que já atestou sua legalidade, para publicação no Diário Oficial do Estado”, disse Martiniano. Participaram do encontro o superintendente regional e o chefe da divisão administrativa de apoio operacional da Ceplac, Juvenal Maynart e Jackson Moreira, respectivamente.