DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO EM VALENÇA COM CAMINHADA E EXPOSIÇÃO .

www.aindahoje.com
Considerado oficialmente feriado nacional, o 20 de Novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares. Fruto da luta dos movimentos sociais, a data foi declarada Dia da Consciência Negra e mesmo a Bahia sendo o Estado de maior população desta etnia, o feriado ainda não pegou. Entretanto, não só na data, como durante todo o mês diversas atividades são realizadas alusivas ao mês que já adotou como alcunha a palavra negro.
Na cidade de Valença, o grupo Afro Filhos da Terra, realiza pela 5ª vez consecutiva a Caminhada Afro, envolvendo não só os membros do grupo que com seu bailado, penteados e roupas afro desfilam pela cidade, como bandas, afoxés, terreiros de candomblé e representantes do chamado “povo de santo”, além de artistas, personalidades políticas e a comunidade local que integra-se a caminhada tradicionalmente da Praça do Pitanga encerrando na orla ao som do trio elétrico.

No Centro de Cultura de Valença, acontece a vernissage da exposição “Preta Flor – por que nêgo não é flor que se cheire”. De iniciativa coletiva, a idéia é reunir o olhar de 20 artistas visuais em torno da temática.
As obras estarão à venda e expostas das 20 horas do dia 20 até o dia 30 deste mês, abertas à visitação. De caráter regional, a iniciativa pioneira contará com trabalhos das cidades de Valença, Presidente Tancredo Neves (Benilton Muniz) e Nilo Peçanha (Xisto Camardelli).