DICAS DE SAÚDE COM DR. ROBERTO REIS

Acupuntura é somente uma das técnicas que podemos utilizar da Medicina Tradicional Chinesa. Sua importância está na mesma proporção das outras técnicas, que no seu conjunto representam para o mundo ocidental um caminho novo e fascinante.

Perde-se no tempo a verdadeira história da Acupuntura, seu início propriamente dito, data de cinco mil anos e como todas as coisas orientais está a Acupuntura envolta de muitos mistérios.

As primeiras aplicações de Acupuntura eram feitas com agulhas de pedra mais tarde substituídas por farpas e bambu, osso ou espinhas de peixe. Depois do século XVI ao século XI A C, passou-se ao uso do bronze, do ouro, da prata, da platina e outros metais, para finalmente como hoje, usar-se quase exclusivamente as agulhas de aço inoxidável e o raio laser.

Um dos grandes benefícios desta orientação foi a descoberta da anestesia pela Acupuntura, de vantagens incontestáveis para a prática cirúrgica. Estes estudos estão ainda em desenvolvimento e o que se pode esperar em resultados positivos e imprevisíveis.


As dores físicas, o mal estar e as doenças, sob o ponto de vista da Acupuntura, são apenas gradações diversas do desequilíbrio na fluência da energia vital (O Chinglo, Chi ou Ki dos chineses). Desequilíbrio na circulação do Yin e do Yang, que são duas forças componentes e complementares da energia que dá vida ao homem. A Acupuntura visa apenas restabelecer esse equilíbrio e o consegue, realmente restituindo o conforto físico e mental e o em estar geral ao indivíduo.

A Acupuntura possibilita as pessoas viverem uma vida saudável, sem dores, sem sofrimentos, sem desequilíbrios mentais, sem padecer as inúmeras doenças – grandes e pequenas – que nos atormentam na maior parte de nossas vidas, especialmente na velhice.

A Acupuntura não é uma medicina milagrosa. Absolutamente ninguém tem o direito de lhe atribuir milagres. Ela é sujeita às mesmas contingências de qualquer outro processo de tratamento. Às vezes, em certos casos, consegue resultados que podem ser considerados como ótimos; outras vezes se confronta com resultados que variam de fracos a decepcionantes. O resultado varia com os múltiplos aspetos de cada caso, isoladamente apresenta. A Acupuntura é apenas mais um processo, que tem suas virtudes e tem também suas limitações, como qualquer outro sistema de curar.