DIREITO DE RESPOSTA

Os alunos do colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis dos 3º ano (matutino, vespertino e noturno) vem através desse comunicado informar o motivo que levaram a realização do protesto no último dia 17/07/2013 (quarta- feira). Tal manifestação tornou-se necessária após as fracassadas tentativas de entendimento com os organizadores de um simulado. Estamos reivindicando a seguinte questão:

A direção juntamente com os professores (ou quem fez o projeto) colocaram em pauta a realização de um simulado (prova com 30 questões de 3 ou 4 disciplinas distintas) , sendo que o mesmo receberia 50% do valor da média de cada disciplina, ou seja, 5 pontos, contudo, não houve nenhum tipo de preparação para as provas, simplesmente, era marcado o dia para a realização do simulado. Além disso, o mesmo foi colocado de forma arbitrária, com erros escandalosos de português, incoerência das questões, dentre outros.

A Direção na sua “Nota de Esclarecimento” não relatou os fatos como realmente aconteceram, já que fica claro o descontentamento geral nos três turnos, ainda mais que os objetivos/finalidade dessa atividade especifica não foram alcançados, pois com o peso de 5 pontos em cada disciplina o baixo rendimento escolar permanecerá.


Entendemos que o Colégio nunca esteve aberta ao diálogo com os alunos, pois antes de tomarmos a iniciativa de fazer o protesto houve três tentativas de acordo com a Direção incluindo um abaixo assinado com aproximadamente 200 assinaturas de alunos envolvidos (turmas dos 3º ano). Nós não estamos querendo anular o simulado muito menos achando que não seria bom para adquirirmos experiências diante de vestibulares e Enem ou que não somos capazes de fazê-lo. Não é questão de que não queremos estudar (como a direção disse) estamos em busca de uma boa PREPARAÇÃO é o nosso direito.

Ressaltando ainda, que a Escola não leva em consideração o caso especifico dos alunos do noturno, alunos que trabalham o dia todo, na sua grande maioria na zonal rural do município, são pais e mães de família que tem que dividir seu tempo entre trabalho, casa e estudos. Não somos “coitadinhos”, mas sabemos que essa situação deve ser considerada nos planejamentos da Escola.

Tivemos uma reunião ontem 18/07/2013 (quinta-feira) com a direção e os professores, mais até o momento não houve nenhuma definição, apenas foi reafirmado à posição da Escola em continuar aplicando o Simulado considerando algumas reivindicações proposta na referida reunião pelos alunos.

Está previsto um novo simulado para o dia 23/07/2013 (terça-feira) pra fechar a nota da II unidade, mas continuamos despreparados e sem estímulo para fazê-lo. 

Exigimos resposta à altura do que reivindicamos ou teremos que tomar nossas providências, pois somos os maiores interessados e não podemos ficar no prejuízo.

Agradecemos a colaboração do SITE PTN NEWS obrigado.