E AGORA? SBT SE POSICIONA SOBRE OPINIÃO POLÊMICA DE RACHEL SHEHERAZADE

Apesar de tantos defensores, pelo visto, a repercussão do polêmico comentário de Rachel Sheherazade não foi tão positiva assim. Tanto que o SBT resolveu se pronunciar, nesta quinta (06/02), sobre a âncora que defendeu o “contra-ataque” aos bandidos em seu principal telejornal.

Depois do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro repudiar o que disse a apresentadora, o colega de bancada de Rachel, Joseval Peixoto, a questionou sobre o assunto. “O comentário feito pela minha colega ganhou uma repercussão em todo o País”, iniciou o jornalista.
“SBT Brasil” destacou que o assunto foi o mais debatido nas redes sociais e dividiu opiniões:“muitos defenderam, outros criticaram”. Na última terça (04/02), Rachel chamou o menor amarrado a um poste, no Rio de Janeiro, de “marginalzinho” e falou que os que o deixaram nu naquela situação agiram em legítima defesa, algo “compreensível”.

Segundo Joseval, há uma confusão entre o que dizem os apresentadores e a linha editorial do SBT. “Quando o apresentador fala é a opinião dele, exercendo a liberdade de expressão”, destacou o âncora. Questionei aqui no blog se Rachel representava a emissora.
Curiosamente, antes de dar espaço para a defesa da jornalista, o “SBT Brasil” exibiu outra reportagem sobre a ação de grupos que se autointitulam “justiceiros” e agridem criminosos. O episódio foi definido como “chocante”. Assim como o rapaz preso ao poste, a vítima (executada no meio da rua) tinha passagem por roubo – trata-se de outro vídeo que está “bombando” nas redes sociais.
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), apareceu na matéria criticando os ataques. Além de citar o repúdio das autoridades, o SBT abriu espaço para um especialista que lançou: “bom ou ruim, temos um sistema político que regula nossa vida.” Rachel não se pronunciou.
Ainda foi exibida outra reportagem, condenando a agressão a gays. O que Joseval definiu como “absurdo”. Rachel, de novo, não se pronunciou. De qualquer forma, a emissora não quis desmerecer sua contratada. Joseval disse a Rachel: “o Brasil te admira. Uma mulher com filhos, cristã, de opiniões fortes, dura”. Em seguida, ela teve espaço para se justificar.