Eleitores que já estiverem nas sessões, mesmo após 17:00h poderão votar.

As eleições gerais de 2022 começaram oficialmente no Brasil, neste domingo (2), com a abertura das seções eleitorais a partir das 8h, pelo horário de Brasília. Mais de 156 milhões de eleitores poderão escolher nas urnas eletrônicas seus representantes para os próximos quatro anos.

Acompanhe no player acima toda a programação ao vivo da CNN para as Eleições 2022

Pela primeira vez, o processo eleitoral acontece em horário uniformizado em todo o país. Todas as urnas fecharão às 17h, pelo horário de Brasília, e a apuração e a divulgação dos resultados ocorrerão logo em seguida.

Veja abaixo como fica a votação nas cidades com fusos horários diferentes do de Brasília, quem precisa votar, quais documentos são necessários, como encontrar seu local de votação e outros detalhes das eleições.

Quem deve votar?

No Brasil, a participação nas eleições é obrigatória àqueles que são maiores de 18 anos e menores de 70.

A participação de jovens com 16 e 17 anos, e maiores de 70 anos, também é permitida, porém não é obrigatória.

Horário uniforme

As urnas brasileiras vão abrir e fechar concomitantemente em todo o país. A regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uniformiza a votação pelo horário de Brasília, das 8h às 17h. Eleitores que estiverem nas sessões mesmo após o fim do horário poderão votar tranquilamente.

Como o Brasil possui dimensões continentais e abrange quatro fusos horários, alguns locais terão mudanças nos horários. (CNN/alterado)

Fonte: Voz da Bahia