“EM FAMÍLIA” PECA PELA IDADE DO ELENCO E DÁ NÓ NA CABEÇA DO PÚBLICO

Helena (Júlia) é sobrinha de Juliana (Vanessa). Na trama, Vanessa é mais velha. Foto: Divulgação

A novela “Em Família” nem bem começou e já está dando um nó na cabeça dos noveleiros de plantão. A trama de Manoel Carlos nos apresentou personagens fortes e dúbios, mas não é essa a questão. O que é difícil de entender é como Vanessa Gerbelli pode ser mais velha que Júlia Lemmertz na trama ou como Virgílio (Humberto Martins) aparenta ser tão mais velho que Helena (Júlia) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) se o trio nas duas primeiras fases da trama parecia ter a mesma idade… A questão da idade já era discutida antes da estreia, porém, com a chegada da terceira fase, o problema se tornou mais visível.

Laerte (Gabriel) e Virgílio (Humberto): mesma idade?
Ok, é ficção (e como diz a autora Gloria Perez, é preciso voar!), mas tem coisa que não é fácil de engolir, não. Tentar mostrar a Helena de Júlia tão jovial e cheia de vida quanto a de Bruna Marquezine não deu certo. Precisava colocar a personagem já mais velha pulando de paraquedas e correndo de barriga de fora pela orla? Já no primeiro encontro com sua tia Juliana (Vanessa) a tentativa caiu por terra. Na vida real, Júlia tem 50 anos e Vanessa, 40. Se a diferença de idade entre as duas gritou no primeiro capítulo da terceira fase, dá para imaginar como será quando Helena e Laerte ficarem frente a frente.
Gabriel tem 40 anos, ou seja, é 10 anos mais novo que Júlia. Estaria tudo bem, se o telespectador mais atento não soubesse que Laerte é mais velho que Helena pelo menos dois anos. Mesmo com todos os recursos, durante as cenas (sim, porque em foto tudo passa), Júlia aparenta ser uma bela mulher de 50 e o ator um belo homem na casa dos quarenta. Para embaralhar a história mais ainda, Humberto Martins parece ter muito mais que seus 52 anos no folhetim. “Deve ser porque o Virgílio é um homem sofrido. Envelheceu porque sofreu demais!”, brincou uma amiga do blog.
Laerte e Luiza: par perfeito? Foto: Divulgação
Faz até sentido a escolha de Gabriel para o elenco. Afinal, Laerte vai se envolver com Luiza (Bruna Marquezine) e o casal tem de criar uma certa empatia com o público e, neste caso, a idade pesa. É também muito compreensível o fato de Maneco querer Júlia como Helena, no entanto, ele podia, sim, ter acertado melhor as idades. Os amantes de novelas estão cada vez mais exigentes. A cobrança pela semelhança com a realidade é enorme. Assim como todo o mundo quer ver um folhetim com ritmo. Aliás, a lentidão da história foi apontada como culpada pelo mau desempenho da trama em sua primeira semana. Tomara que a questão da idade não atrapalhe.
Ana Beatriz (de óculos), a Selma, é seis anos mais velha que Gabriel, seu filho na história. Foto: Divulgação
Só mais uma coisa: no lançamento da novela, o diretor Jayme Monjardim foi questionado sobre a pouca diferença de idade entre Natália do Valle, 60 anos, e Júlia, que são mãe e filha na trama. “A idade que importa é visual”, respondeu. Pois é justamente o visual que ajuda a dar nó na cabeça do público. Ana Beatriz Nogueira é apenas seis anos mais velha que Gabriel, seu filho na história. Ela, ao menos, ganhou um ar mais velho para compor sua personagem. Ufa!

One response to ““EM FAMÍLIA” PECA PELA IDADE DO ELENCO E DÁ NÓ NA CABEÇA DO PÚBLICO

  1. eu só sei q a Helena de agora na pessoa de Julia lemertz ta uma delicia,uma coroa daquela com aquelas roupas e vestida com aquela roupa de malhar ta bem deliciosa,não q a Helena como Bruna Marquizine seja ruim,mas que a Helena ficou boa mesmo passando o tempo.

Comentários fechados