Foto: Fernando Gomes / Agência RBS
Em um jogo equilibrado e com poucas oportunidades de gol para os dois lados, o Grêmio fez o dever de casa em sua Arena e venceu o Bahia por 1 x 0, em partida válida pela décima oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com este resultado, o tricolor baiano passa, agora, a ocupar a penúltima posição na competição, se mantendo com apenas dezesseis pontos na tabela de classificação.
Na próxima rodada do Brasileirão, o time do técnico Gilson Kleina encara o Coritiba, domingo, na Arena Fonte Nova. Antes disso, também em casa, o tricolor encara o Internacional, na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana.
Jogo equilibrado no primeiro tempo e poucas chances de gol
Com o apoio da torcida, o Grêmio partiu para cima do Bahia desde os primeiros minutos de jogo e criou uma ótima chance aos nove, com o incansável Zé Roberto. Após uma ótima arrancada, o meia tricolor lançou o companheiro Alan Ruiz, que desperdiçou uma boa chance de abrir o marcador.
E não demorou muito para o Bahia dar a resposta. Guilherme Santos roubou a bola e tocou para Rafinha. O atacante tricolor invadiu a área, ajeitou e bateu forte para a boa defesa de Marcelo Grohe, que até então não havia trabalho no confronto.
A partir daí, o duelo ficou muito equilibrado e com poucas oportunidades criadas para dos dois lados. O time da casa, precisando de um triunfo para encostar no G4, procurou buscar rápidos contra-ataques para surpreender o adversário, deixando a defesa baiana em alerta.
Sem muitos espaços na defesa visitante, o Grêmio resolveu arriscar de longe. Aos 35, Felipe Bastos fez boa jogada individual e passou para Dudu. O meia tricolor soltou a bomba, mas distante do gol de Marcelo Lomba.
Logo depois desse lance, Barcos ficou próximo de tirar o zero do marcador. Após receber passe, fez o giro e tocou para Matías Rodríguez, mas o passe saiu muito forte, dificultando a vida do lateral.
Mudança de Felipãp faz a diferença e Grêmio garante o triunfo
Precisando dos três pontos, o técnico do Grêmio, Felipão, tratou de modificar a equipe para fortalecer o setor ofensivo. O garoto Matheus Biteco, que entrou no lugar de Alan Ruiz, e logo deu trabalho a Lomba. Ele arrancou com velocidade, tabelou com Barcos e chutou para o gol. A bola desviou na zaga baiana e foi para fora.
E depois de tanto insistir, o tricolor gaúcho tirou o zero do marcador. Após troca de passes no setor de ataque dos mandantes, Giuliano invadiu a área e tocou para Dudu, que deixou Barcos na cara do gol. O argentino só teve o trabalho de colocar no fundo das redes baianas.
Buscando se recuperar do prejuízo, o Bahia se desorganizou em campo e deu ainda mais espaços aos mandantes. Aos 32, Biteco, destaque do segundo tempo, tocou para Zé Roberto, que bateu forte, para a linda defesa de Lomba.
FICHA TÉCNICA:
Série A – 18ª rodada
Grêmio 1 x 0 Bahia
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 31/08/2014
Árbitro: Péricles Cortez Bassols (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa e Dilbert Pedrosa Moisés.
Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez (Pará), Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos.Giuliano, Alan Ruiz (Matheus Biteco) e Dudu (Bressan); Barcos. Técnico: Felipão.
Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda, Diego Macedo (Maxi) e Emanuel Biancucchi (Henrique); Rafinha (Rhayner) e Kieza. Técnico: GIlson Kleina.