Em Presidente Tancredo Neves. Início de ano letivo caótico no colégio estadual Maria Xavier de Andrade Reis

Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis
Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis

A educação no Brasil nunca foi prioridade em nenhum governo e, a realidade continua a mesma. O Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, localizado na Cidade de Presidente Tancredo Neves – Bahia, vem passando por problemas estruturais há muito tempo e, até o presente momento, o governo do Estado, Rui Costa (PT), não iniciou a ampliação dessa instituição.

Conforme a comunidade escolar vem denunciando nas redes sociais, o Colégio não tem salas de aulas suficientes para todas as turmas, assim como, não possui biblioteca adequada, sala de informática, laboratórios, refeitório, quadra coberta, dentre outros espaços necessários à uma educação de qualidade. Logo, para suprir a falta de salas de aulas existia o anexo, antigo Colégio Jairo Carneiro, que funcionou durante muitos anos com quatro salas. Contudo, o anexo tem estrutura muito antiga sendo inadequado para o Novo Ensino Médio, além de não oferecer segurança para alunos e professores.

Assim, a luta travada é pela ampliação urgente do CEMXAR e, enquanto o governo do Estado não inicia a obra já autorizada, o ano letivo no Colégio inicia de forma improvisada e bem caótica. Turmas estão tendo aulas no pátio da escola, a única sala de informática foi desmontada para atender uma turma, a sala dos professores cedeu espaço para mais uma turma e os professores estão sem sala para apoio pedagógico adequado.

A proposta do Estado de um Novo Ensino Médio gera uma série de mudanças no currículo escolar e não existe possibilidade de acontecer sem uma estrutura adequada para alunos e professores. Assim, muitos são os pontos de reivindicação que permeiam a realidade do CEMXAR e dos professores do Estado. Para tanto, se faz necessário que a comunidade conheça essa realidade e lute junto por uma escola pública de qualidade. São tempos difíceis, de governos que se mostram autoritários e estão cerceando o direito de reivindicação dos servidores da educação com cortes de salário dentre outros tantos meios de precarização do trabalho da categoria.

É importante ressaltar o esforço dos professores em garantir o direito de aula aos alunos apesar das circunstâncias.

Novo Ensino Médio no CEMXAR começou assim, turmas tendo aula no pátio da escola.
O anexo não precisa de reforma, é preciso investir na ampliação do CEMXAR com salas adequadas para os alunos. Existe muito espaço para ampliação.

SALA IMPROVISADA NO PÁTIO DO COLÉGIO.

PTN NEWS

Sala improvisada sala dos professores. Super lotada, foto sem os alunos pra não expor
Sala improvisada no pátio do Colégio
Anexo, antigo Colégio Jairo Carneiro