Estupros batem recorde no Brasil: um caso é registrado a cada 7 minutos

Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (20) apontam que o ano de 2022 registrou o maior número de casos de estupros e estupro de vulnerável da história do país, com 74.930 vítimas. Esses números preocupantes representam um caso de violência sexual notificado a cada 7 minutos no Brasil.

A taxa de estupro cresceu 8,2% em comparação com o ano anterior, atingindo a marca de 36,9 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Vale ressaltar que esses dados refletem apenas os casos que foram oficialmente notificados às autoridades, sendo uma fração da realidade da violência sexual contra mulheres, meninas, homens e meninos em todas as cidades do país.

A análise das pesquisadoras do Fórum, Samira Bueno, Marina Bohnenberger e Juliana Martins, revelou que 75,8% dos casos de estupro registrados em 2022 envolvem menores de 14 anos, que são incapazes de consentir, seja devido à idade ou a qualquer outra razão, como deficiência ou enfermidade.

Nas estatísticas relacionadas a crianças e adolescentes com até 13 anos vítimas de estupro no ano passado, chama a atenção o fato de que 64,4% dos casos foram cometidos por familiares, enquanto 21,6% foram perpetrados por conhecidos da vítima, mas sem relação de parentesco. Apenas 13,9% das ocorrências foram atribuídas a pessoas desconhecidas.

Em média, 68,3% dos casos de estupro e estupro de vulnerável ocorreram na própria residência da vítima. No caso específico de estupro de vulnerável, esse número é ainda maior, chegando a 71,6% dos casos, enquanto nos estupros em geral, a média é de 57,8%.

17,4% dos casos de estupro ocorreram em vias públicas, e 6,8% dos episódios envolvendo menores ocorreram nas ruas.