Febre do Oropouche Confirmada em Presidente Tancredo Neves

A Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves, por meio da Secretaria da Saúde, informa à população que, em 16 de abril de 2024, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN-Ba) confirmou a ocorrência de dez casos de Febre do Oropouche no município.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que torna importante um diagnóstico preciso para evitar confusões.

Embora não exista tratamento específico para a Febre do Oropouche, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda medidas preventivas, como usar repelente contra mosquitos, vestir roupas que cubram a pele, evitar áreas com infestação de mosquitos e procurar orientação médica se apresentar sintomas.

A Prefeitura reforça a importância da população tomar medidas de precaução para evitar a proliferação do mosquito Culicoides paraensis e prevenir a Febre do Oropouche.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves
Terra da Prosperidade
Assessoria de Comunicação