Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo, diz estudo americano

Ele está presente na casa da avó, na cozinha do interior e agora também é destaque mundial: o tradicional filtro de barro brasileiro foi apontado como um dos sistemas de purificação de água mais eficientes do planeta.

A informação foi publicada no livro “The Drinking Water Book”, do especialista americano Colin Ingram, após pesquisas comparativas com sistemas modernos de purificação. Segundo o estudo, a câmara de filtragem de cerâmica — feita com as chamadas velas de cerâmica — é altamente eficaz na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e até chumbo (em 95%), além de eliminar 99% do parasita criptosporidiose, que causa diarreias e infecções intestinais.

💧 Filtragem lenta, porém segura
Diferente dos filtros de torneira, que utilizam pressão, o filtro de barro funciona por gravidade, fazendo com que a água passe lentamente pelas velas. Isso garante uma purificação mais profunda, impedindo que microrganismos e sedimentos passem despercebidos.

🔎 O alerta dos cientistas
O livro ainda chama a atenção para a importância da manutenção correta: é essencial trocar as velas regularmente e evitar o uso de produtos de limpeza no interior do filtro, preservando a pureza da água.