FOI REALIZADO EM PTN A VI CAMINHADA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foi realizado na tarde da ultima segunda-feira, 19, no município de Presidente Tancredo Neves a VI caminhada de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, centenas de pessoas participaram da mobilização. Na oportunidade o PTN NEWS deu cobertura exclusiva.

Para o município, a mobilização foi importante para chamar a atenção da comunidade sobre a pratica do abuso e a exploração sexual que infelizmente vem acontecendo no município de forma crescente, veja que apenas entre os meses de janeiro e março do corrente ano foram registrados 07 (sete) casos de violência sexual, as vitimas são crianças e adolescentes entre 06 (seis) e 13 (treze) anos de idade (dados do conselho tutelar).

Todos sabem que a justiça brasileira infelizmente é lenta na hora de apurar os casos com mais rigor e rapidez, mesmo assim a comunidade precisa participar de forma mais intensa e denunciar as pessoas que andam praticando o ato da exploração sexual. Para denunciar entre em contato com os seguintes órgãos; a Secretaria de Diretos Humanos através do disque 100Policia Militar (73-354-1169) Delegacia de policia (73-3540-1065), Conselho Tutelar (73-3540-1539 e 8122-6565). O denunciante não terá sua identificação revelada.

Vejam a opinião da psicóloga Andréa Guedes.

Abuso sexual é um tema que merece muita atenção por parte de toda a comunidade, tendo em vista que ainda são altos os índices de crimes desta natureza principalmente contra crianças e adolescentes. Muitos são os impactos e as consequências na vida das vítimas. As crianças podem apresentar reações diversas, que variam de acordo com a idade, a personalidade da criança, com o grau de violência sofrida, da relação de confiança com o agressor. A depender de cada caso, os impactos gerados a partir de uma violência sexual podem gerar consequências graves na vida da criança. Em alguns casos crianças vitimas de abuso sexual podem apresentar sinais como  baixo rendimento escolar, sentimentos de culpa e vergonha, dificuldade de manter vínculos afetivos, crises de choro, retraimento ou até condutas sexuais inadequadas. Por isso é muito importante que os pais, responsáveis, professores e toda a comunidade de um modo geral esteja atenta para identificar e denunciar casos desta natureza para que não ocorram e que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos contra qualquer tipo de violência sexual.
Andréa Guedes, Psicóloga do CREAS.

Redação PTN NEWS