Força-tarefa anuncia teste que detecta zika em cinco horas

zika_dengue
Larvas do mosquito Aedes aegypti – Gabriel de Paiva

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, inicia na próxima segunda-feira testes rápidos para detecção do vírus zika. O método é capaz de constatar a presença do vírus em amostras de sangue, saliva e urina e o resultado sai em cinco horas.

Inicialmente, os testes serão aplicados apenas no Hospital das Clínicas de Campinas. Atualmente, o exame é realizado apenas em amostras de sangue e o resultado leva pelo menos uma semana para sair.

Luana, que tem microcefalia, e a mãe, Gilcinea: escola com cuidador e uso de 8 fraldas por dia
Microcefalia: Famílias vão à Justiça em busca por remédios e itens básicos
De acordo com a professora do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenadora da pesquisa, Clarice Arns, embora o teste seja bastante preciso, ele só consegue detectar a presença do vírus durante a fase aguda da doença, ou seja, quando o paciente apresenta os sintomas evidentes da enfermidade.

Se o paciente estiver na fase aguda, em cinco horas nós temos a resposta. Com isso você elimina outros diagnósticos como gripe forte, dengue, chikungunya. Um diagnóstico preciso é sempre importante – explica Clarice.

O teste é resultado do trabalho da força-tarefa criada há cerca de dois meses pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Unicamp e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisadores das três universidades têm trabalhado em conjunto para entender a atuação do vírus no organismo e suas possíveis consequências, como a microcefalia em bebês.

No mês passado, o ministro da Saúde Marcelo Castro prometeu que o governo federal distribuirá a partir de fevereiro kits de um teste rápido capaz de identificar simultaneamente os vírus da dengue, chikungunya e zika em uma mesma amostra de sangue. (O Globo)