Tudo bem que eles ainda precisam urgentemente adotar “futebol” ao invés de “soccer”; tudo bem, também que em campo ainda lhes falta mais coragem tática, de “acreditar que vão ganhar” – como diz seu slogan para esta Copa – na hora dos “mata-matas”.
Mas, entre os vários aspectos memoráveis desta Copa tão bem disputada, na qual as torcidas dão espetáculo e quase não se veem jogos ruins, está o que parece ser a consolidação definitiva da popularidade do socc… quer dizer, futebol, nos Estados Unidos.
Até Obama se rendeu
Da assombrosa estatística de que os americanos foram os estrangeiros que compraram mais ingressos para o mundial (198,2 mil) à foto que circulou do presidente Barack Obama assistindo à derrota por 1 a 0 para a Alemanha durante voo no Jumbo 747 presidencial Air Force One, passando pela presença de estrelas americanas de Hollywood (Leonardo DiCaprio, Will Ferrell) e craques de outros esportes (Kobe Bryant, do basquete) no evento, sobram indícios de que “agora vai”.
Finalmente, basquete, beisebol e futebol americano podem ao menos começar a se preocupar, talvez a médio-longo prazo, com a “ameaça” ludopédica.
Obama e assessores acompanham à derrota dos EUA contra a Alemanha a bordo do Air Force One (Foto: AFP – Getty Images)
E, para quem ainda acha que se trata de moda passageira influenciada por celebridades e políticos, vale citar que a partida contra Portugal de 22 de junho, terminada em 2 a 2, foi assistida por nada menos que 25,2 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, audiência superior à das últimas finais da sacrossanta NBA (liga principal de basquete) e da não menos prestigiada MBL (liga principal de beisebol).
O mais importante, porém, vem agora. Uma seleção de fotos dos eventos massivos organizados em diferentes cidades do país para que os torcedores acompanhassem Dempsey, Bradley e companhia em enormes telões. Fica difícil não acreditar neste tal de soccer assim.
Evento para assistir à que seria a dramática partida contra a Bélgica no AT&T, estádio do clube de futebol americano Dallas Cowboys, em Dallas, Texas (Foto: Twitter)