GENGIVITE GRAVÍDICA – VITAE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Durante a gravidez a mulher está mais suscetível a problemas na gengiva. Mas a futura Mamãe não deve achar normal que a sua gengiva sangre frequentemente.

Os estudos mostram que muitas grávidas apresentam gengivite gravídica. Na gravidez, com tantas alterações hormonais, o corpo sofre diversas mudanças que podem, inclusive, atingir a saúde bucal da mulher. O aumento no nível da progesterona também causa uma vascularização do periodonto (tecidos envolvidos na fixação dos dentes ao osso), deixando a gengiva da gestante com tendência ao sangramento. Essa alteração é chamada de gengivite gestacional ou gravídica e é um processo causado pela placa bacteriana. Esse tipo de gengivite é reversível e inicia-se por volta do segundo mês de gestação, aumentando até atingir o seu ápice em torno do oitavo mês e regredindo depois.

Os sintomas incluem gengivas avermelhadas, inflamadas e com hemorragia.

Contudo, é a placa bacteriana – e não as hormonas – a principal causa da gengivite. A inflamação das gengivas provoca dor, sensibilidade à temperatura pode ainda produzir mau hálito.

Nós da Vitae Tratamentos Odontológicos vamos ajudar dando conselhos para minimizar o risco de ter este tipo de gengivite: instrução e motivação à higiene oral – manter os seus dentes limpos, sobretudo junto à linha gengival, e o uso corretamente do fio dentário vai ajudar a reduzir drasticamente ou mesmo a prevenir a gengivite durante a gravidez; substituir os doces por alimentos mais nutritivos, como frutos ou vegetais frescos é melhor para os seus dentes.

Mas a única limpeza 100% eficaz é a profilaxia feita no consultório odontológico.

Futura mamã lembre-se que quando o seu bebé nascer é importante que não só ele tenha saúde como você também. Certas doenças orais são transmissíveis como por exemplo a cárie e doença periodontal.

Cuidar de si é cuidar do seu filho também!