GOVERNO DE VALENÇA ORIENTA AGRICULTORES AO USO CORRETO DA “CAMA DE FRANGO”

O Governo de Valença, através da Secretaria de Agricultura, adotou medidas para conter o uso inadequado do esterco de frango, que está sendo utilizado por agricultores da zona rural de Valença na construção da “cama de frango”, uma espécie de compostagem feita com adubo orgânico para a lavoura. Visando orientar e capacitar os agricultores no sentido de sanar as irregularidades que vem acontecendo na referida prática, uma palestra foi proferida pela médica veterinária e diretora do Departamento de Agropecuária do Governo de Valença, Maiana Roza, no último dia 09 de abril. O evento, que aconteceu na localidade da Várzea, abordou os seguintes temas: utilização correta da “cama de frango”, fases de compostagem, benefícios, preparo antes da utilização, cuidados na utilização, transporte do esterco e riscos à saúde,  entre outros.



A utilização inadequada do esterco de frango apresenta riscos à saúde das pessoas que trabalham com o material e provoca a proliferação de moscas. Incomodados com os problemas surgidos, principalmente o aparecimento das moscas, moradores da Várzea denunciaram o fato à Secretaria Municipal da Saúde, que enviou ao local uma equipe da Vigilância Sanitária para uma avaliação.




Segundo Maiana Roza, todo o processo, desde o transporte  até à utilização do esterco, estava sendo feito de forma inadequada, com sérios riscos à saúde da comunidade e dos agricultores. O uso ideal da cama de frango é a coleta do produto para fazer o que é tecnicamente conhecido como compostagem, que é um processo de fermentação do esterco e que acontece quando este material é amontoado em local sombreado e mantido adequadamente umedecido e arejado, para que aconteça a transformação deste resíduo em um adubo orgânico homogêneo, rico em nutrientes disponíveis para as plantas. Este processo pode ser feito na propriedade rural, a partir também de outros resíduos, como restos vegetais e outros estercos (de bovinos e suínos).

Ascom – Governo de Valença

© 2014 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)