Governo Lula despenca em quatro regiões do país e segue bem somente no Nordeste

A desaprovação em relação ao desempenho do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seu terceiro mandato como chefe de Estado tem apresentado um aumento nos últimos meses, conforme revelado por uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas. Esta desaprovação ultrapassou a marca de 50% em quatro regiões do Brasil, com a única exceção sendo o Nordeste.

Os índices mais elevados de desaprovação foram registrados nas regiões Sul (57,8%), Sudeste (53,0%) e Norte/Centro-Oeste (51,7%). Em contraste, a região Nordeste se destaca como a única onde uma maioria expressiva apoia o Presidente Lula, com 59,9% de aprovação. No panorama geral do país, a gestão petista recebe desaprovação de 48,8% dos entrevistados, enquanto 46,6% a aprovam. Outros 4,6% não souberam ou não opinaram.

Ao serem questionados sobre a avaliação da administração do Presidente, 40,5% dos eleitores a consideram ruim ou péssima, um aumento em relação aos 30,7% registrados em agosto de 2023. Por outro lado, 30,9% a veem como ótima ou boa, uma queda em relação aos 40% da pesquisa anterior, enquanto 27,5% a classificam como regular, mantendo-se praticamente estável em comparação com os 27,9% anteriores.

Informe Baiano