Homem sofre três fraturas no pênis durante relação sexual

Um estudo médico publicado no International Journal of Surgery Case Reports relatou um caso raro de um homem de 36 anos que sofreu três fraturas no pênis durante uma relação sexual com sua parceira na Tanzânia.

O paciente, que optou por não ser identificado, procurou o Kilimanjaro Christian Medical Centre com edema, dor e perda de sangue pela uretra após ouvir um barulho de “estalo” durante o ato sexual. Ele recebeu analgésicos enquanto aguardava atendimento especializado. Os médicos explicaram que a fratura peniana é a ruptura da camada dura da túnica albugínea, que cobre o corpo cavernoso, resultante de trauma contuso no pênis ereto. Essa fratura envolveu os três corpos eréteis: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso, com uma lesão associada à uretra, o que é considerado raro. Se a fratura peniana não for tratada adequadamente, pode levar a complicações como cicatrizes penianas e disfunção erétil.

O paciente foi encaminhado para a ala cirúrgica de emergência, onde um urologista realizou o reparo da fratura peniana. Uma ultrassonografia revelou a presença de um hematoma nos corpos cavernosos do pênis, com maior intensidade no lado esquerdo. Por meio de ressonância magnética, os locais das lesões foram identificados.

Após três dias de pós-operatório, o homem se recuperou satisfatoriamente e recebeu alta para retornar para casa. O cateter uretral que havia sido implantado foi removido após 21 dias. Em uma consulta de acompanhamento seis meses após o procedimento, o paciente relatou ter retomado a vida sexual sem qualquer dificuldade.

Esse caso ressalta a importância do tratamento adequado das fraturas penianas, visando evitar complicações e garantir a recuperação funcional do órgão.