Ilhéus decreta situação de emergência devido à erosão marinha

A Prefeitura de Ilhéus decretou situação de emergência nas áreas afetadas por erosão marinha que tem provocado prejuízos em imóveis particulares, vias públicas e estabelecimentos comerciais, agravado no início do mês.

O documento foi assinado na segunda-feira (16) e levou em consideração o aumento do nível do mar no período de 1º a 16 de outubro, nas localidades de São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo, Zona Norte da cidade.

De acordo com a Prefeitura, além dos prejuízos nos imóveis e vias públicas, a erosão marinha tem afetado o direito de ir e vir em diversos pontos das localidades, além de oferecer perigo devido ao rompimento do maciço de areia existente nesses locais.

O parecer técnico da situação na cidade foi enviado para a Defesa Civil Nacional.

“O decreto possibilita o desenvolvimento de atividades preventivas junto às comunidades afetadas, dando maior capacidade para o atendimento das ocorrências, além de registrar o histórico deste evento crítico”, disse Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Segundo o prefeito Mário Alexandre, o Município discute alternativas junto ao Governo Federal, a fim de encontrar uma solução definitiva para o caso. “A gente articula e busca ações para minimizar o sofrimento das famílias. Vamos a Brasília para pleitear os recursos e mudar a realidade daquela região”.

Já existe um projeto responsável por determinar toda a morfologia necessária para conter e evitar novas erosões em outros pontos do litoral.