IMPOTÊNCIA PODE LEVAR A ATAQUE CARDÍACO, MEDICO DIZ ESTUDO.

A impotência pode estar ligada às mortes ocasionada por ataques cardíacos, sugere um novo estudo desenvolvido por pesquisadores alemães.


O levantamento, que envolveu 1.519 homens que sofriam de doenças cardiovasculares, afirmou que os pacientes que também apresentavam quadros de impotência tinham até duas vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco fatal.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Saarland e publicada na revista especializada Circulation. Segundo os especialistas, homens com impotência devem realizar exames para descobrirem possíveis doenças cardiovasculares.

A impotência está ligada a uma inadequada circulação sanguínea na região genital masculina, onde as artérias são muito similares aos vasos coronários. Para alguns homens, essas “falhas” podem ser encaradas como um sinal prematuro de que suas artérias estão sofrendo algum problema.

O estudo monitorou pessoas do sexo masculino de 13 países.

Fatores externos – Com duas vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco fatal, os homens desse grupo de risco precisam ficar atentos a outros fatores que podem aumentar ainda mais as possibilidades de desenvolver uma doença séria. Os homens impotentes têm até 10% mais chances de ter um ataque e até 20% mais chances de ser hospitalizado por conta desse problema se forem fumantes ou estiverem na terceira idade.

Michael Böhm, líder da pesquisa, disse que pessoas que tomam remédios para o tratamento da disfunção erétil devem consultar um cardiologista para se certificarem de quem não sofrem de qualquer doença cardiovascular.

“Esses homens são medicados e não associam a impotência a outra doença”, alertou o cientista alemão.

O recente estudo confirma uma pesquisa anterior realizada por especialistas britânicos, que também associa a impotência aos mais frequentes problemas cardíacos.