Israel autoriza entrada de ajuda humanitária em Gaza

Israel anunciou nesta quarta-feira (18) que vai autorizar o envio de ajuda humanitária do Egito para a Faixa de Gaza, que estava bloqueada em resposta a ataques do Hamas.

A autorização valerá “na medida em que o abastecimento não chegue ao Hamas”, que governa Gaza, segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Israel também exigiu que o enclave palestino liberte os 199 reféns sequestrados em 7 de outubro.

O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou a autorização e disse que está trabalhando com seus parceiros para fazer os caminhões cruzarem a fronteira de forma rápida.

“Diante do pedido do presidente [dos EUA, Joe] Biden, Israel não impedirá o envio de ajuda humanitária pelo Egito”, indicou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, acrescentando que a autorização valerá “na medida em que o abastecimento não chegue ao Hamas”, que governa Gaza.

Biden também anunciou que vai pedir uma ajuda “sem precedentes” à Israel no Congresso americano.

“Peço-lhes que enquanto sentirem essa raiva, não se deixem consumir por ela. Depois do 11 de setembro, sentimos raiva nos Estados Unidos. E enquanto buscávamos justiça e conseguíssemos justiça, também cometemos erros”, alertou.

O presidente dos Estados Unidos afirmou que a guerra atual, desencadeada pelo ataque do Hamas a Israel, reforçou o seu apoio a uma solução de dois Estados, um israelense e outro palestino.