Ituberá: Identificado autor de perfil do Instagram que ameaçava ataque em escolas do município

Menor foi conduzido à Delegacia de Polícia de Ituberá acompanhado de sua mãe, após investigações da Operação Escola Segura. Ainda não há informações sobre depoimentos.

Investigadores da Delegacia de Polícia de Ituberá, com o apoio do S.I. da 5ª COORPIN | Valença, cumpriram mandado de busca e apreensão, após investigações, com o objetivo de prender o autor ou os autores de um perfil do Instagram que ganhou notoriedade na semana passada com o título de “massacre2023escoladeItuberá”.

Após uma semana de investigações, as autoridades chegaram à autoria do perfil e um menor, de 16 anos, foi apreendido no município de Ituberá e encaminhado à delegacia acompanhado de sua mãe. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por ato infracional análogo à ameaça e incitação ao crime, ocorrida por meio de um perfil de rede social. O caso continuará sendo investigado pela DT de Ituberá.

Durante a operação, que contou com o apoio da Delegacia especializada em investigações de crimes virtuais, da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foram apreendidos três telefones celulares. Até o fechamento desta matéria a Polícia Civil não havia divulgado o conteúdo do depoimento do menor.

Segundo o coordenador do Cyberlab, delegado Delmar Bittencourt, a colaboração da população é indispensável. “As pessoas podem ligar para o 181, no Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e fornecer informações sem precisar se identificar. Esses dados são importantes contribuições para o nosso trabalho”, comentou.

Nota: Com o objetivo de combater o chamado “efeito contágio”, o Portal Baixo Sul, opta, assim como grandes veículos de imprensa, em não divulgar as iniciais do autor, a fim de não dar publicidade ao mesmo ou servir de inspiração para que outros cometam os mesmos crimes.