Lula anuncia construção de 8 novos unidades do IFBA

Anúncio importante para a educação da Bahia foi feito por Lula durante agenda em Brasília

A Bahia ganhará 8 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), segundo anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (12).

As novas unidades serão implantadas em Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. As construções devem sair até 2026.

Em nota, o governo estadual informou que a estimativa é que R$ 200 milhões sejam investidos nas obras. Cada instituição vai oferecer 1.400 vagas.

O anúncio de Lula foi feito em Brasília, durante um evento do Governo Federal. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estavam presentes.

Além das construções na Bahia, foi divulgada também a implantação de outras 92 unidades em todo o país e a modernização dos institutos já existentes. O investimento total é de R$ 3,9 bilhões. O dinheiro sairá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o Governo da Bahia, os municípios que vão receber os novos institutos federais no estado atendem a critérios como a universalização da oferta do ensino superior.

Além disso, segundo o governo estadual, foram considerados indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) local, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de estudantes matriculados no ensino médio por território.

A localização estratégica dentro do território de identidade também foi um critério levado em conta na seleção dos municípios para receber o IFBA.

Voz da Bahia